quarta-feira, 19 de março de 2014

Grupo de Diabetes Mellitus



No dia 13 de março um Grupo foi realizado em nossa Unidade voltado para o atendimento de pacientes diabéticos. Coordenado pela Enfermeira Dorlly e Técnica Márcia.
O Diabetes é a elevação da Glicose no sangue decorrente de alguns fatores. Os sintomas mais comuns são:
  • Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar.
  • Sede excessiva.
  • Aumento do apetite.
  • Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.
  • Cansaço.
  • Vista embaçada ou turvação visual
  • Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.
A pele do diabético se torna mais sensível, fica mais fina e menos elástica. Por isso o cuidado com os pés se torna algo indispensável.
Pé diabético
A pele do diabético, portanto, está mais propensa a sofrer lesões e infecções de todo tipo. A combinação desse fator com outro, a sensibilidade cutânea deficiente, pode culminar num problema gravíssimo: o pé diabético. "Uma simples pedra no sapato pode machucar a pele e a pessoa não percebe porque tem pouca sensibilidade nas extremidades", explica Flávia. "A lesão evolui para uma infecção e, como a pele não recebe irrigação suficiente para recuperar o tecido lesionado, a infecção vai avançando até atingir músculo, gordura e até os ossos". Quando a situação chega a esse ponto, o pé precisa ser amputado para que a infecção não se espalhe pelo corpo.
Como se prevenir
- Examine a pele
A principal medida de prevenção é examinar a pele, sobretudo dos pés, pela manhã e à noite. Procure por micoses entre os dedos, pequenas lesões e feridas pelo corpo e, se encontrá-las, vá ao médico assim que possível.
- Hidrate-se
Beba bastante água e use hidratante para a pele todos os dias para evitar a desidratação. "Um bom ritual diário é lavar os pés com água e sabão, secar bem e espalhar hidratante hipoalergênico, sem cheiro e dermatologicamente testado. Com esse procedimento, o diabético já vai acabar fazendo a inspeção da pele", sugere Flávia.
- Cuide dos sapatos
Use calçados confortáveis, de preferência os produzidos especialmente para diabéticos. Antes de calçar, cheque cada um em busca pedrinhas ou qualquer alteração na palmilha que possa machucar a sola dos pés.
- Procure um podólogo
Se possível, contrate um serviço especializado para cortar as unhas. Um simples corte ou "bife" arrancado durante o processo pode acarretar em infecção.
Fonte: MdeMulher e Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br/)







0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Mato Alto, s/nº - Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2303-0440

Tecnologia do Blogger.