sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campanha de Vacinação





A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde começa na próxima terça-feira, dia 22 de abril, e vai até o dia 9 de maio, sendo o 26 o dia de mobilização nacional. Para ampliar essa mobilização e o alcance do público-alvo da vacinação, a campanha contará com um aplicativo desenvolvido para o Facebook que permitirá às pessoas marcarem na rede social seus amigos que estão dentro do público definido para se vacinar.
São 49,6 milhões de pessoas que podem tomar a vacina contra a gripe esse ano. Além das pessoas com 60 anos ou mais, então incluídas crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas ou com condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Para atingir toda essa gama de pessoas é necessário usar os meios disponíveis de mobilização social. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, acredita que usar as redes sociais se tornou indispensável em campanhas como essa. “Hoje as redes sociais são um grande veículo de informação e comunicação e servirá para esclarecer a população sobre a gripe neste momento. As redes têm um papel fundamental na mobilização para a vacinação”, ressalta Carla.
O aplicativo permite a marcação dos amigos que estão no público-alvo. Ao ser marcado pelo amigo, uma peça com o personagem Zé Gotinha é enviada à linha do tempo lembrando a data de vacinação. Há ainda o uso do Twibbon que permite colocar o Zé Gotinha no avatar das pessoas. Uma aba com “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com informações também estarão disponíveis aos usuários da rede social.
Um dos responsáveis pela criação do aplicativo, o publicitário Lucas Gargulha, conta que percebeu que as pessoas, em outras campanhas, estavam marcando seus parentes e amigos para lembrar a vacinação. “Quando tinha uma publicação convocando às pessoas a se vacinarem, espontaneamente alguém ia lá e marcava um amigo, então a gente resolveu desenvolver esse aplicativo para facilitar essas marcações e até instigar mais pessoas a marcarem os amigos”, explica Lucas.
Se você conhece alguém que faz parte do grupo prioritário, use o aplicativo a partir da próxima semana e lembre seus amigos, familiares ou colegas que eles precisam se imunizar. A vacinação é até o dia 9 de maio e ajuda a reduzir às contaminações pelo vírus da gripe, inclusive evitando possíveis óbitos.


Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

Fonte: Blog do Ministério da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Mato Alto, s/nº - Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2303-0440

Tecnologia do Blogger.